domingo, 13 de setembro de 2009

A DOUTRINA ESPÍRITA E O ESPIRITISMO - 04

A DOUTRINA ESPÍRITA E O ESPIRITISMO

image

A Doutrina Espírita, ou Doutrina dos Espíritos, é o conjunto de todo o conhecimento revelado pelos Espíritos Superiores sobre: a existência de Deus, seus atributos, sua obra e as leis que regem o Universo; a imortalidade da alma, a origem a natureza e o destino dos Espíritos e suas relações com os homens; a vida presente, a vida futura, as vidas sucessivas, e o porvir da Humanidade.

É uma doutrina reveladora, uma vez que desvenda os “mistérios” da vida espiritual e esclarece o que nos foi dado a conhecer por parábolas e ensinos figurativos do Antigo e do Novo Testamento; universalista, porque as suas revelações não foram dadas particularmente a esta ou àquela instituição ou a este ou àquele indivíduo; progressista, no sentido de que suas revelações e esclarecimentos são dados na medida em que a humanidade progride na sua capacidade de compreender e assimilar os seus conhecimentos e está sempre aberta para o questionamento e para as pesquisas científicas; evolucionista, sendo que demonstra as origens de todas as coisas e o processo de transformação a que estão sujeitos os seres da natureza e o Universo; reencarnacionista, esclarecendo o “nascer de novo” como um recurso imprescindível para que o Espírito desenvolva sua potencialidade intelectual e moral; consoladora: por esclarecer as causas justas e promissoras das dores e dos sofrimentos físicos e morais, das desigualdades sociais e das misérias humanas; por evidenciar a felicidade eterna como o destino de todas as criaturas; por nos dar a conhecer o mundo invisível verdadeiro e definitivo que, certamente, iremos habitar em companhia de nossos entes queridos; por nos ensinar que a vida continua após a morte do corpo.

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações” (“Iniciação Espírita” de Allan Kardec).

É uma doutrina filosófica, moral e científica, com consequências religiosas, que tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível:

doutrina: porque é um conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico e religioso;

filosófica: porque visa ampliar incessantemente a compreensão da realidade através da razão e da lógica;

científica: porque organiza, metodicamente, os conhecimentos obtidos pela observação e pela experiência;

moral: porque estabelece valores de pensamentos, de sentimentos, de atitudes e de ideais, julgados válidos (coerentes com os delineados nos Evangelhos de Jesus).

religiosa: porque estimula e orienta a utilização dos seus princípios fundamentais em nossas relações com os outros seres humanos e com Deus.

O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens no que concerne ao seu progresso moral e intelectual.

A crença no Espiritismo só é proveitosa para aquele de quem se pode dizer: hoje ele é melhor do que ontem.

O Espiritismo adota os seguintes lemas:

a) quanto ao aspecto da moral: “Trabalho, Solidariedade, Tolerância.”

b) quanto ao aspecto religioso: “Fora da caridade não há salvação.”

c) quanto ao aspecto científico: “Nascer, viver, morrer, renascer ainda, e

progredir sempre. Esta é a lei”.

Para esclarecer a diferenciação entre “Doutrina Espírita” e “Espiritismo” podemos dizer que o Espiritismo é a Doutrina Espírita em ação. É todo o movimento espírita dependente da intervenção dos seus adeptos quanto à organização e as atividades rotineiras das instituições espíritas.

Compete às instituições espíritas através de seus dirigentes e integrantes: preservar a pureza da Doutrina Espírita, pelo estudo eficiente e educativo, pela divulgação correta de seus ensinamentos, pela motivação e pelo acompanhamento criterioso de todas as suas atividades.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 18 de outubro de 2008

Consulta: “Iniciação Espírita” (Allan Kardec) - “Dicionário Enciclopédico Ilustrado: Espiritismo, Metapsíquica, Parapsicologia (João Teixeira de Paula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics