domingo, 30 de agosto de 2009

O CONSOLADOR PROMETIDO - 02

O CONSOLADOR PROMETIDO 

kardec

O homem, desde o tempo em que viveu nas árvores e nas cavernas, foi um indagador do “mistério do mundo”. Sempre a mesma pergunta: de onde viemos, o que somos, o que seremos, para onde vamos?A primeira revelação das verdades eternas sobre a vida do homem e da humanidade teve a sua personificação em Moisés; a segunda, em Jesus e a terceira não a tem em indivíduo algum, ela é coletiva no sentido de não ser feita ou dada como privilégio a pessoa alguma; foi espalhada simultaneamente por sobre a Terra a milhões de pessoas de todas as idades e condições; a terceira revelação toma forma e corpo numa época de emancipação e de maturidade intelectual (século XIX), em que a inteligência, já desenvolvida, não se resigna a representar papel passivo; em que o homem não aceita às cegas, mas quer ver aonde o conduzem; quer saber o “porquê” e o “como” de cada coisa. Tinha que ser, ao mesmo tempo, o produto de um ensino e o fruto de um trabalho de pesquisa e do livre exame.

Coube, providencialmente, ao professor, escritor, pesquisador, cientista e pensador francês, Denizard Hippolyte Léon Rivail, posteriormente cognominado Allan Kardec, o insigne trabalho de observar, compilar, indagar, pesquisar e submeter ao crivo da lógica e da razão as manifestações e as revelações dos Espíritos.

“O Livro dos Espíritos”, lançado em 1857, contém os princípios da Doutrina dos Espíritos ou Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a Natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade, segundo os ensinos dados por Espíritos Superiores com o concurso de diversos médiuns e sob a coordenação de Allan Kardec (considerado O Codificador da Doutrina Espírita).

O Conhecimento Espírita, como todo conhecimento humano é possibilitado ao homem na medida da evolução e do progresso da Humanidade.

(Palavras de Jesus – João, XIV, 15 a 17 e 26) “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco – o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.”

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 16/09/08

Fonte de consulta: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec)

“O Principiante Espírita”, “Iniciação Espírita”, (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics