sábado, 22 de agosto de 2009

O CONHECIMENTO ESPÍRITA - 01

O CONHECIMENTO ESPÍRITA

novo_le

O conhecimento espírita é um patrimônio intelectual, moral e espiritual, progressivo e universal, da Humanidade.

Pode portanto ser adquirido, por todos que desejarem, independente de convicções filosóficas, científicas e religiosas.

Tendo por origem as “revelações divinas” fundamenta-se nas verdades eternas, na lógica e na razão.

A aquisição do conhecimento espírita depende da vontade, da iniciativa, do livre exame, do estudo, da compreensão e da meditação, por parte de cada um.

Por tratar-se de um “bem” eterno, pessoal e intransferível, pode e deve ser proporcionado por todos aqueles que se propõem colaborar sinceramente com o Criador na total implantação do seu Reino de Amor.

“A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)

Para adquirir e/ou aprimorar e ampliar o conhecimento espírita há várias formas de procedimentos que podem ser conjugados de conformidade com as disponibilidades e preferências dos interessados: a) pela leitura dos livros básicos e fundamentais da Doutrina Espírita de autoria de Allan Kardec: “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1861), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), “O Céu e o Inferno” (1865), “A Gênese” (1868) e “Obras Póstumas”; b) pelos estudos sistemáticos com frequência regular em cursos e palestras promovidos pelas sociedades e centros espíritas; c) através de pesquisas na Internet, etc.

É de todo recomendável, para a melhor compreensão e assimilação, que o conhecimento Espírita se faça de forma reflexiva, sequencial e gradativa.

Importante considerar que o conhecimento, apenas, não é suficiente para se alcançar o objetivo precípuo do Espiritismo: “melhorar os homens para melhorar a humanidade”. Há que se valer do conhecimento para: desenvolver a sabedoria; aprimorar os sentimentos, os costumes e as atitudes a fim de consolidar a evolução intelectual e moral do Espírito.

Luiz Gonzaga S. Ferreira – 03/01/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics