sábado, 24 de março de 2012

QUALIDADES E EFICÁCIA DA PRECE - 101

A “prece”, ou “oração”, conhecida também por “reza” é um ato religioso, oral ou mental, pelo qual nos dirigimos a Deus para adorá-lo ou para pedir algum benefício. É um pedido insistente, uma súplica.

“As qualidades da prece estão claramente definidas por Jesus: quando orardes, diz ele, não vos coloqueis em evidência, mas orai secretamente; não afeteis de muito orar, porque não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos, mas pela sua sinceridade; antes de orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, porque a prece não será agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade; orai, enfim com humildade...”

As qualidades da prece, segundo os ensinamentos de Jesus, decorrem de certas virtudes que conquistamos pelo nosso aprimoramento espiritual: a humildade, a fé, a indulgência, o amor a Deus, ao próximo, e a nós mesmos.

A eficácia da prece, como um atendimento pronto de nosso pedido, embora sendo confirmada por São Marcos, no Evangelho de Jesus: “O que quer que seja que pedirdes na prece, crede que o obtereis e vos será concedido.” merece um entendimento de nossa parte:
- Nem tudo que se pede na prece pode ser atendido conforme nossos desejos e caprichos: as leis naturais e imutáveis são irrevogáveis; os pedidos prejudiciais deixam de ser atendidos; a forma de atendimento varia conforme as circunstâncias (ex: o pedido para nos livrar de um mal necessário pode ser atendido na forma de coragem e resignação para enfrentar o mal).

“O poder da prece está no pensamento; ela não se prende nem às palavras, nem ao lugar, nem ao momento em que é feita. Pode-se, pois orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum. A influência do lugar ou do tempo prende-se às circunstâncias que podem favorecer o recolhimento. A prece em comum tem uma ação mais poderosa quando todos aqueles que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e têm o mesmo objetivo...”

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 23/03/2012
Consulta: “O Evangelho segundo o Espiritismo” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics