quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ANTROPOCENTRISMO E O PERIGO DE VIVER - 92

O termo “antropocentrismo”, por ser pouco utilizado no linguajar comum, não é muito conhecido. No entanto a ideia e o sentimento, que ele encerra, constituem grave e significativo problema para a Humanidade e, portanto, para a  vida de todos nós.

Comecemos pela sua definição com o auxílio de dicionários: Antropocentrismo é: “s.m. Filosofia que considera o homem como o centro do universo.” (Dicionário Larousse Cultural); Antropocentrismo é: “s.m. Filos. Atitude ou doutrina antropocêntrica” (Dicionário Aurélio).

É sobre o aspecto de “atitude antropocêntrica”, que vamos procurar discorrer.

Conscientemente ou não o homem está procedendo, muitas vezes, de forma não condizente com as sábias leis da Natureza, por conta de sua autoconfiança estimulada por interesses próprios, como se fosse o centro de todo o poder universal esquecendo-se de que ao Criador cabe a providencial e sábia harmonização dessas leis.

Se é natural que estejamos ficando, cada vez mais temerosos com as perspectivas de terremotos, maremotos, enchentes, guerras, deslizamentos e efeitos de radiatividade, devemos nos preocupar também com os desmandos que ocorrem entre os homens: atitudes egoísticas e interesseiras; decisões impensadas e oportunistas; desentendimentos políticos, sociais e familiares.

Devemos sempre ter em conta que a conscientização e a formação moral, social e religiosa podem minimizar o perigo de viver.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 27/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics