segunda-feira, 5 de setembro de 2011

JAMAIS ESMORECER – 78

Não devemos desanimar diante das asperezas da vida. O bom ânimo, a motivação, o entusiasmo, a coragem, são imprescindíveis para vivermos com relativo conforto emocional. São bens espirituais que devem ser cultivados e protegidos.

Para que nos habilitemos a essas conquistas precisamos, antes de tudo, conhecer as nossas potencialidades, compreender e aceitar a razão das asperezas da vida, e exercitar a nossa vontade.

A Doutrina Espírita muito nos ajuda nesse mister. Podemos contar com o Conhecimento Espírita e com o amparo espiritual.

Dispomos potencialmente de faculdades, como: a vontade de viver que é como um ímã que atrai em nós recursos vitais; o pensamento que pode clarear o nosso caminho, esclarecer dúvidas e resolver problemas; a consciência que nos permite avaliar e julgar; o livrearbítrio que nos dá a liberdade de escolha; o amor que nos liga a Deus, nosso Criador e fonte de energia, de vida, de luz e de amor, e que nos aproxima do próximo com quem podemos compartilhar os nossos bens.

A decisão e o esforço para desenvolver essas potencialidades da alma, dependem de cada um de nós.

As asperezas da vida: dificuldades, problemas, fragilidades, perdas, ingratidões, deficiências, desencantos, desilusões, sofrimentos e dores, não podem ser tidas como injustiças, punições ou castigos.

O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ensina que as vicissitudes da vida decorrem de duas origens distintas: umas têm sua causa na própria vida atual (consequências normais de erros e faltas cometidos); outras procedem de vidas anteriores em que as imperfeições erros e vícios não foram dissipados.

De tudo podemos concluir que as asperezas da vida têm por objetivo providencial a depuração do ser humano. A existência terrena é destinada à preparação das almas para a maturidade espiritual.

Jesus nos disse que a felicidade não é desse mundo, porque só será alcançada na vida futura.

Sendo relativamente fácil compreender, aceitar, falar, escrever e sugerir a respeito do assunto, o mesmo não acontece quando, diante de uma dor, sofrimento, ou aflição, tivermos que manter a calma sem esmorecer. Porém, é isso que precisamos fazer.

A busca de alívio e consolo inclui eficazmente a vigilância dos pensamentos, sentimentos e palavras, bem como a prece sincera, humilde e fervorosa.

Texto elaborado por Luiz Gonzaga S. Ferreira, 30/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics