terça-feira, 30 de agosto de 2011

OS BENFEITORES E AS BÊNÇÃOS - 77

Ninguém vive sem a cooperação de outros: os pais que nos ensejam a reencarnação; os professores que nos livram da ignorância; os amigos que nos reconfortam; os especialistas que cuidam de nossa saúde física, mental e emocional; os instrutores da alma que nos orientam a viagem de elevação.

Devemos confiar e ser gratos aos benfeitores e às bênçãos divinas que nos possibilitam o viver. Todavia devemos considerar que cabe, exclusivamente a nós, precavermo-nos contra o mal e buscarmos no bem a solução para nossos problemas.

Sabemos que os nossos protetores, por mais abnegados que sejam, não nos isentam das necessidades naturais da experiência, do aprendizado, e do esforço da evolução.

Assim sendo precisamos estar vigilantes para nos resguardar: do desânimo, com a prece sincera; das influências negativas, com os pensamentos elevados; do medo, com a confiança; do tédio, com o trabalho e a atividade constante; da ignorância, com o estudo continuado; do fanatismo, com a fé raciocinada; da inércia, com o trabalho constante e desinteressado voltado para o bem.

Há Espíritos que se ligam a um indivíduo, em particular, para protegê-lo. São aqueles a que denominamos de “anjo da guarda”.

Embora os bons Espíritos e as bênçãos divinas não nos isentem das provas, a que nos devemos submeter, as nossas rogativas sinceras e fervorosas podem ser atendidas com os benefícios do fortalecimento da coragem, da paciência, da resignação, da fé e, até mesmo, da moratória em casos especiais.

“Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porque todo aquele que pede recebe, quem procura acha, e se abrirá àquele que bater à porta.” (Mateus, cap.VII, v. de 7 a 11)

O pedir, o buscar, e o bater, implicam em ação, em trabalho, donde a máxima “Ajuda-te, e o céu te ajudará”.

Devemos pedir: a luz, para clarear nosso caminho; a força de resistir ao mal; a assistência dos bons Espíritos; as bênçãos de Deus... Mas pedir com sinceridade, com fé, e com humildade. Cumprindo a parte que nos cabe.

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira – 21/04/2011
  • Consultas: “Estude e viva” (Francisco C. Xavier e Waldo Vieira / Emmanuel e André Luiz)
  • “O Livro dos Espíritos” – “O Evangelho segundo o Espiritismo” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics