domingo, 17 de outubro de 2010

O DIA SEGUINTE - (AS CINCO ALTERNATIVAS) 45

clip_image002

Dificilmente deixamos de pensar e de nos preocupar com o dia seguinte em nossa vida de rotina. Como será? O que vamos fazer? Quais serão os nossos problemas?

Com mais razão é natural que nos preocupemos com o dia seguinte ao da morte, que altera para a eternidade a nossa rotina. Viveremos ou não?

Diante dessa indagação ao nosso sentimento íntimo a maioria de nós responderia: “Viveremos”. Essa esperança constitui uma consolação.

O homem dispõe de cinco alternativas para buscar uma resposta a tal indagação, de acordo com as idéias filosóficas e religiosas.

Vejamos qual a mais lógica e racional:

1-Doutrina materialista - A inteligência humana é uma propriedade da matéria; nasce e morre com o organismo. O homem nada é antes, nem depois da vida corporal.

2-Doutrina panteísta - O princípio inteligente, ou alma, independe da matéria, é extraído, ao nascer, do todo universal; individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, à massa comum, como as gotas de chuva ao oceano.

3-Doutrina deísta - Com a morte a alma volta a integrar o Todo Poderoso que criou o Universo e que rege todas as suas leis.

4-Doutrina dogmática - A alma, independente da matéria, é criada por ocasião do nascimento do ser; sobrevive e conserva a individualidade após a morte; desde esse momento tem irrevogavelmente determinada a sua sorte; nulos lhe são quaisquer progressos ulteriores; ela será, pois, por toda a eternidade, intelectual e moralmente, o que era durante a vida. Sendo os maus condenados a castigos perpétuos e irremissíveis no inferno; os bons são recompensados com a visão de Deus e a perene contemplação do céu.

5-Doutrina espírita - O princípio inteligente não depende da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida é o mesmo para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples e ignorantes e sujeitas a progresso indefinido. A vida espiritual é a vida normal; a vida corpórea é uma fase temporária da vida do Espírito. O Espírito progride no estado corporal e no estado espiritual. O estado corpóreo é necessário ao Espírito até que haja galgado certo grau de perfeição. Para tanto o Espírito conta com as reencarnações. O estado, mais ou menos, feliz do Espírito é inerente ao seu adiantamento moral; a punição que sofre é consequência do seu endurecimento no mal; mas as oportunidades de aperfeiçoamento nunca lhe faltam.

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - 12/09/2010
  • Consulta: “Obras Póstumas” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics