segunda-feira, 29 de março de 2010

SER GENTIL - 23

clip_image001

Você se considera uma pessoa gentil?

Para ser gentil é preciso saber ceder e mostrar-se amável em atos, gestos, atitudes e palavras; é ser tolerante e acolhedor.

A gentileza é uma qualidade que existe nos seres humanos que são sensíveis. A gentileza pode se apresentar de várias formas, e em diversas situações.

É gentil dar um Bom Dia sorrindo e sincero; é perguntar como foi o seu dia, ou se está precisando de alguma coisa; é colocar-se à disposição de alguém que passa por um momento difícil, enfim a gentileza é algo infinitamente agradável de receber, e gratificante de exercer.

Gentileza é uma qualidade muito apreciada. Podemos dizer que é uma sutileza da educação, um jeito refinado de proceder; um modo de ser e de se relacionar; uma forma diferente de ver o mundo. Ela é uma característica que está associada aos valores éticos e morais.

Infelizmente não é tão comum encontrar pessoas verdadeiramente gentis.

Observa-se que as pessoas pouco gentis são indelicadas e usam linguajar vulgar acompanhado de gestos e atitudes de desprezo e falta de respeito.

A gentileza cabe em toda parte, e a pessoa gentil é reconhecida pelas suas expressões, atitudes, gestos e palavras.

Podemos notar que a gentileza gera gentileza e que num ambiente comunitário, quer seja doméstico, profissional, escolar, político, religioso, etc. o convívio tende a ser mais harmonioso e agradável quando ali cultiva-se a gentileza.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics