quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O AMOR - 15

P0TÊNCIAS DA ALMA - O AMOR

amor

Aqui na Terra o amor é entendido das mais variadas formas, desde as mais vulgares até as mais sublimes: o amor pelos prazeres sensuais, o amor pelo jogo, o amor pelo poder, o amor pela pátria, o amor conjugal, o amor paternal, maternal, filial, fraternal, o amor por uma idéia, um ideal, a devoção por uma divindade, o amor próprio, o amor ao próximo, o amor a Deus.

Em tese podemos considerar que o amor é um sentimento, um impulso de um ser que se aproxima de outro ser com o desejo de se unir a ele; um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outro, de outros ou de alguma coisa.

Na verdade, o amor constitui a força maior que impulsiona todo o Universo nas mais variadas formas e situações.

O amor é a força de atração que une partículas cósmicas elementares constituindo estruturas físicas e orgânicas, mundos e sistemas macrocósmicos; é força que anima a matéria unindo-a ao fluido vital; é força que humaniza os seres animais, unindo ao corpo físico o Espírito imortal.

A existência, a continuidade, e o bem-estar da Humanidade estão condicionados ao amor de Deus para com suas criaturas (amor divino), e ao amor das criaturas para com Deus (adoração).

O amor divino e a vontade sublime do Criador impulsionaram a criação do Universo e regem toda a harmoniosa consecução das leis naturais e morais.

É o amor que fundamenta todos os mandamentos e todas as leis divinas: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (palavras de Jesus – Mateus, XXII, 34 a 40)

Para exercer e desenvolver a nossa faculdade de amar é preciso: conhecer, compreender, valorizar, sentir, e aproximar de quem se ama.

Entre nós o amor se manifesta através dos mais singelos pensamentos, sentimentos, palavras, gestos, atitudes, sacrifícios, renúncias... às maiores realizações humanitárias.

PRECE:

Amado Mestre Jesus, sabemos que a tua sublime missão foi a de implantar, entre nós o amor a Deus, à nossa própria pessoa, ao nosso próximo e, mesmo, aos inimigos... ajuda-nos a praticar os teus ensinamentos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 04/07/09 – Consultas: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec) – “Problema do Ser, do Destino e da Dor” ( Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics