domingo, 13 de dezembro de 2009

SABEDORIA E ARTE DE VIVER - 13

SABEDORIA E ARTE DE VIVER 

arte_e_sabedoria

Podemos, se quiser, viver aleatoriamente... e até cantar com o Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar... oi vida leva eu...”

O que você acha dessa filosofia de vida?

A Sabedoria nos mostra, porém, que a ausência de um sentido de vida pode torná-la monótona, desinteressante e inquietante, o que nos levaria a certas indagações, tais como: Para que viver? Vale a pena viver?

Sabemos todos, por experiência própria, o quanto é complicado e difícil viver neste mundo.

Estamos constantemente nos deparando com situações novas, com novos problemas, e com as mais variadas dificuldades que devem ser superadas.

Apesar de gozarmos de certa liberdade, estamos sempre sujeitos a duas espécies de leis: as leis dos homens e as leis naturais ou leis de Deus.

As leis dos homens, embora sendo imperfeitas e mutáveis, exigem do cidadão uma postura pessoal ética e sociável, adequada aos preceitos comunitários estabelecidos, sem o que sua liberdade seria

cerceada, e ainda mais complicada a sua vida.

A Natureza nos concede a Vida e os recursos necessários para que possamos compreendê-la e dela usufruirmos da melhor maneira possível.

As leis naturais, ao contrário das leis humanas, são absolutamente perfeitas e imutáveis e, por assim ser, implacáveis quanto ao seu cumprimento.

A Sabedoria, que resulta da nossa evolução intelectual e moral, reune todos os quesitos necessários para que possamos dar um sentido melhor e mais promissor à nossa vida: conhecimento justo das coisas, sensatez, prudência, moderação, paciência, tolerância e persistência.

A Arte capacita o homem a por em prática suas idéias valendo-se da faculdade de dominar a matéria com criatividade, bom gosto e praticidade.

É assim que a música, a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, o cinema... suavizam e embelezam a vida.

Vale a pena viver a vida com Sabedoria e Arte!

 Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira -  Araraquara, 23/05/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics