sábado, 19 de dezembro de 2009

O PROGRESSO E A CIVILIZAÇÃO - 14

O PROGRESSO E A CIVILIZAÇÃO

images

Do estado natural primitivo à civilização, a Humanidade segue a marcha incontida do progresso.

O progresso é uma lei natural que impulsiona o homem em busca de realizações, cada vez mais auspiciosas, tanto quanto ao próprio desenvolvimento e aprimoramento de suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e sociais como, consequentemente, quanto à civilização.

Entende-se, assim, que somos todos corresponsáveis, conscientes ou não, pelo avanço crescente da civilização no meio social em que vivemos.

A civilização, no entanto, é um progresso incompleto, pois assim como o homem não passa subitamente da infância à maturidade, também, não dá saltos na sua evolução.

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira; é então que os mais adiantados devem ajudar os outros a progredir, pelo contato social.

O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, o que explica certas injustiças sociais que afetam o relacionamento humano nas civilizações.

No estado primitivo a vida do homem é mais simples e ele não tem tantas necessidades como na civilização, por isso não sofre todas as tribulações que cria para si mesmo.

No entanto o progresso, tendo por consequência a civilização, pode proporcionar aos homens maiores oportunidades de realizações e melhores recursos para o trabalho, para a preservação da saúde e para as satisfações pessoais.

Sendo que a ideia de progresso vem sempre relacionada com a de prosperidade, e como somos os fatores operacionais do progresso em nossa área de trabalho e de convívio social, devemos propugnar pelo nosso próprio aprimoramento intelectual e moral e, bem assim, pelo aprimoramento da Sociedade.

(Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 6/10/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics