domingo, 9 de maio de 2010

LEIS NATURAIS – LEI DE PROGRESSO - 26

clip_image002

O estado natural do ser humano e da Humanidade, na sua origem, é o estado primitivo. A civilização é alcançada graças à Lei do Progresso.

O homem progride na medida em que melhor compreende e pratica essa lei natural.

Tendo sido criado para a perfeição o homem traz consigo, em potencial, os recursos necessários para o seu melhoramento.

A Lei do Progresso é o impulso do Criador estimulando a criatura a seguir adiante, rumo à sua felicidade plena.

Todos os homens se desenvolvem naturalmente por si mesmos. Nem todos, porém, progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira. Sendo assim os mais adiantados ajudam os outros a progredirem, pelo contato social.

O progresso intelectual pode ajudar o homem a realizar o seu progresso moral dando-lhe a compreensão do bem e do mal; o desenvolvimento do seu livre arbítrio propicia a melhor escolha entre um e outro aumentando, assim, a sua responsabilidade.

O orgulho e o egoísmo constituem o maior obstáculo ao progresso moral, enquanto o desânimo, a indisciplina e o comodismo afetam negativamente o progresso intelectual, assim como os excessos, o desregramento e a falta de higiene, afetam a saúde do corpo.

Nessa longa e laboriosa jornada em busca do progresso dois fatores se conjugam: o primeiro é o desenvolvimento de nossas próprias experiências ao longo de todas as existências, aprendendo

com o exercício do dever ou repetindo as lições impostas pela dor; o segundo é a contribuição dos companheiros que seguem à nossa frente.

Uma advertência se faz necessário: junto aos benefícios do progresso material, intelectual e moral, pode crescer o “joio” do orgulho, da vaidade, da presunção, da soberba... Saibamos, contudo, eliminar as ervas daninhas antes que elas se alastrem e comprometam o próprio progresso.

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira
  • Araraquara, 24/02/09
  • Consulta: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)
  • “A Constituição Divina” (Richard Simonetti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics