domingo, 16 de maio de 2010

LEIS NATURAIS – LEI DE IGUALDADE - 27

 

Todos os homens são iguais perante Deus.

As leis de Deus são as mesmas para todos, e todos caminham para o mesmo fim: a perfeição. Mais cedo ou mais tarde chegaremos lá, quer queiramos ou não.

Como espíritos somos todos criados, igualmente, simples e sem conhecimento, porém, dotados das mesmas potencialidades para nos desenvolver e evoluir, de acordo com o nosso livre-arbítrio.

Como espíritos encarnados que somos, estamos igualmente sujeitos à fragilidade do nascimento, às dores e à morte física.

A Lei Natural de Igualdade expressa, portanto, o princípio da equidade perfeita e da justiça sem mácula do Criador.

As diversidades de situações de vida entre os indivíduos, no entanto, podem aparentar uma incoerência entre a Lei de Igualdade e o que ocorre realmente, o que pode levar os incautos a duvidar da Justiça Divina.

Somos iguais pela natureza, pela origem e pelo “destino”, porque somos criaturas de Deus e pertencemos à espécie humana. Mas somos desiguais nas aptidões, no caráter, na educação, na cultura, nas decisões do livrearbítrio e, também, porque não fomos todos criados ao mesmo tempo.

A Lei Natural de Igualdade é perfeitamente compatível com as diferenças individuais uma vez que, graças a essas diferenças os seres humanos se completam e interagem buscando, nas experiências de vida social, a evolução espiritual que os fazem merecedores da igualdade perante Deus.

Lembremo-nos sempre de que, por mais que nos aproximemos uns dos outros pelo cultivo do ideal comum, não somos todos iguais. Esse entendimento nos leva à compreensão, à aceitação, à tolerância, que deve reinar entre todos, pois somos todos irmãos.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira – Araraquara, 24/02/09

Fonte de consulta: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec”)

“A Constituição Divina” (Richard Simonetti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics