sábado, 13 de fevereiro de 2010

O PROBLEMA DO SER - 16

O PROBLEMA DO SER 

o ser

Somos seres vivos e pensantes; temos consciência da nossa existência e dispomos de faculdades mentais e emocionais. Quanto a isso não temos dúvida.

O problema que se nos apresenta é saber qual a origem da nossa vida, do nosso pensamento, das nossas ideias inatas, das nossas tendências, da nossa personalidade. E indagamos: Quem sou? De onde venho? Qual a razão da minha existência aqui neste mundo? Para onde vou?

Sabemos que o princípio da vida e das nossas faculdades mentais e emocionais não está no corpo material. A matéria não pode gerar as qualidades que ela não possui.

O cérebro é apenas um instrumento do qual se serve o espírito encarnado.

É portanto a alma, componente suscetível de sobreviver à morte física, que fornece ao homem as faculdades extracorporais necessárias para a sua evolução e aperfeiçoamento como espírito imortal.

Somos espíritos criados simples e ignorantes de conhecimentos, porém dotados de potencialidades para serem desenvolvidas; trazemos de vidas passadas: conhecimentos, ideias, pensamentos e sentimentos, adquiridos e desenvolvidos através das experiências vivenciadas nos meios materiais e espirituais pelos quais já passamos.

É para aprimorar as nossas faculdades e ampliar o nosso saber que nós estamos transitando, mais uma vez, por um mundo material.

Muitos ainda pensam que a morte é o fim de tudo, o rompimento dos laços de amor e a falência dos nossos mais auspiciosos ideais.

Para a maioria das pessoas a morte continua sendo um grande mistério, um sombrio futuro que ninguém ousa encarar de frente.

As revelações dos Espíritos nos dão conta de que a morte é apenas uma mudança de estado de vida material, para estado de vida espiritual. É a destruição do corpo físico que já não proporciona à vida as condições necessárias para atender às suas finalidades. É a libertação do espírito que se prepara para novas encarnações.

Para além da morte abre-se uma nova fase da existência. A vida continua e nada se perde das conquistas espirituais bem sucedidas.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – Araraquara,14/07/09 – Consultas: “O  Livro dos Espíritos” (Allan Kardec) “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics