domingo, 22 de novembro de 2009

A VONTADE - 11

POTÊNCIAS DA ALMA - A VONTADE

vontade

A “vontade” é a maior de todas as potências da alma. A vontade de viver é como um imã que atrai em nós novos recursos vitais; essa é a chave da lei de evolução.

“O princípio de evolução não está na matéria, está na vontade, cuja ação tanto se estende à ordem invisível das coisas como à ordem visível e material. A Vontade Divina é o supremo motor da Vida Universal.”

A lei de evolução explica todo o processo de desenvolvimento intelectual e moral dos seres inteligentes da natureza (os Espíritos), que são criados simples e ignorantes de conhecimentos, porém dotados de todas as potencialidades para se aperfeiçoarem infinitamente.

A alma (Espírito encarnado) conta, portanto, em suas vidas sucessivas, com recursos providenciais que, muitas vezes, desconhecemos ou deles não sabemos fazer uso adequadamente.

Daí, a importância de termos sempre em conta que podemos realizar muito mais no domínio psíquico quando exercemos, de maneira constante, as nossas potencialidades, tendo em vista alcançar um propósito de conformidade com o Direito e a Justiça.

Assim é que, por nossa vontade, podemos agir tanto no sono como na vigília, com tenacidade, pois ela é uma corrente poderosa que mina devagar e silenciosamente todos os obstáculos.

A “vontade”, “a confiança” e o “otimismo” são forças preservadoras que se opõem a toda causa de desassossego, de perturbação interna e externa; ao passo que o desânimo, o medo e o mau humor nos desarmam e nos entregam a eles, sem defesa.

Sejamos gratos a Deus por dotar-nos das potencialidades da alma que possibilitam as nossas realizações. Procuremos cultivar em nós a vontade de aprender mais e de praticar boas ações para o bem da nossa evolução intelectual e moral.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 30/03/09 - Fonte de consulta: “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics