segunda-feira, 16 de novembro de 2009

POTÊNCIAS DA ALMA - 10

POTÊNCIAS DA ALMA

crianca-fc

Somos seres vivos e pensantes; temos consciência da nossa existência e dispomos de faculdades mentais e emocionais. Quanto a isso não temos dúvida.

O problema que se nos apresenta é saber qual a origem do nosso pensamento, das nossas ideias inatas, das nossas tendências, da nossa personalidade. E indagamos: Quem sou? De onde vim? Qual a razão da minha existência? Para onde irei após a morte?

Sabemos que o princípio da vida e das nossas faculdades mentais e emocionais não está no corpo material; a matéria não pode gerar qualidades que não possui; o cérebro é apenas um instrumento do qual se serve o Espírito encarnado (alma).

É, portanto, a alma, componente suscetível de sobreviver à morte física que fornece ao homem as faculdades extracorpóreas necessárias para a sua evolução e aperfeiçoamento como espírito imortal.

Como espíritos, que somos, fomos criados simples e destituídos de conhecimentos, porém dotados de todas as potencialidades necessárias para evoluir intelectualmente e moralmente.

Trazemos, das vidas passadas, conhecimentos, ideias e sentimentos, adquiridos e desenvolvidos através das experiências vivenciadas nos meios materiais e espirituais.

É para aprimorar as nossas faculdades e ampliar o nosso saber que estamos transitando, mais uma vez, por um mundo material.

A morte física é apenas uma mudança de estado; é a destruição do corpo material e perecível que já não proporciona à vida as condições necessárias para atender às suas finalidades. Para além da morte abre-se uma nova fase de existência e um porvir mais venturoso.

As principais potências da alma são: a vontade, o pensamento, o sentimento, o livrearbítrio, o amor, a consciência...

TEXTO ELABORADO POR LUIZ GONZAGA S. FERREIRA

Fonte de consulta: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)  “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (Léon Denis) - Araraquara, 18/03/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics